By clicking "Start Submission", you agree to be contacted by the host regarding this opportunity.
By clicking "Start Submission", you agree to be contacted by the host regarding this opportunity.
O “Concurso Internacional de Fotografia Luis Ferreira Alves | Um Olhar Contemporâneo sobre a Arquitetura” é um programa bianual, tendo como objetivo homenagear a pessoa e o trabalho deste fotógrafo de excelência que atravessou a fronteira entre o analógico e o digital, e cuja obra é reconhecida a nível nacional e internacional.
O trabalho fotográfico que Luis Ferreira Alves nos deixou, demonstra a capacidade mágica de constituir uma perspetiva única, simultaneamente “objetiva” e “subjetiva”, face à obra de diversos arquitetos portugueses de renome, entre os quais Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura, demonstrando um conhecimento particular sobre estes arquitetos, ambos vencedores de um Pritzker, e sobre os espaços arquitetónicos por eles criados. Se é um facto que Luis Ferreira Alves nos oferece imagens que são documentos visuais surpreendentes dos espaços arquitetónicos e das formas representadas, olhar esse possibilitado pelos vários séculos de aculturação perspética consignada desde o Renascimento, é também verdade que esses documentos ultrapassam este processo de representação denotando uma capacidade de compreender e apreender a arquitetura, apenas possível devido à sua proximidade a esta prática e disciplina.
O Prémio tem como base o “Concurso Internacional de Fotografia Luis Ferreira Alves | Um Olhar Contemporâneo sobre a Arquitetura” que integra, através de um protocolo, os herdeiros de Luis Ferreira Alves e os promotores do Concurso, nomeadamente a Câmara Municipal do Porto (CMP), a Casa da Arquitetura (CA) e a Cityscopio-Associação Cultural (CCA). O Concurso conta também com outros parceiros institucionais de relevo, distribuídos entre a comissão de organização e o grupo de entidades patrocinadoras e estratégicas, incluindo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), o Instituto Fundação Marques da Silva (FIMS) e a Ordem dos Arquitetos (OA); grupos de grande relevância, como a marca CIN no mercado de revestimentos e amplamente reconhecida internacionalmente e uma das maiores empresas da Europa e do mundo no setor. Outros parceiros de destaque incluem o BPI, uma instituição financeira líder focada em serviços bancários em Portugal e controlada pelo CaixaBank Group, bem como a Canon, um dos maiores fabricantes de câmaras fotográficas do mundo. Contamos também com o apoio para a comunicação e divulgação do Concurso por parte do Metro do Porto – uma rede de metro ligeiro essencial para o sistema de transporte público da cidade.
Promover uma compreensão profunda sobre a prática e disciplina da Arquitetura em Portugal e no Mundo, integrada em sistemas mais amplos, socioculturais, artísticos, técnicos, políticos e históricos, através do olhar da fotografia;
Comunicar a importante e singular relação que o fotógrafo pode estabelecer com o arquiteto e o seu trabalho. Acreditamos que essa compreensão diferenciada é um importante ensinamento da fotografia de arquitetura de Luis Ferreira Alves e algo que este Concurso quer incentivar e fortalecer, num momento em que a Arquitetura é cada vez mais consumida através de imagens.
O “Concurso Internacional de Fotografia Luis Ferreira Alves | Um Olhar Contemporâneo sobre a Arquitetura” nasce da natureza artística e vivencial de Luis Ferreira Alves, onde dois eixos foram primordiais, o amor pela Arquitetura e o amor pela cidade do Porto. Por esta razão são entidades promotoras do Concurso a Câmara Municipal do Porto - que lhe atribuiu a medalha de Mérito Cultural grau ouro, reconhecendo-o como cidadão de mérito da cidade, a Casa da Arquitetura - enquanto espaço que acolhe grande parte do seu espólio -, bem como parceiros na organização do Concurso, entre outros, a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto pela sua forte ligação à obra de Luís Ferreira Alves enquanto fotógrafo de arquitetura.
Tendo sido Luis Ferreira Alves um pioneiro da fotografia de arquitetura em Portugal, concorrendo para a divulgação da obra de muitos arquitetos internacionalmente, este Concurso tem o propósito de se constituir como um programa pedagógico que permita reconhecer e revelar autores emergentes, quer no campo da fotografia de arquitetura, quer da própria arquitetura. Este reconhecimento advirá da atribuição de prémios, da exposição dos trabalhos vencedores e finalistas, bem como da publicação em catálogo dos mesmos.
Paralelamente, este Concurso permitirá que outras entidades promovam, em torno da temática, debates e mesas redondas abertos à comunidade académica e instituições culturais com interesse pelo estudo e divulgação da Fotografia e da Arquitetura.
A Exposição dará a conhecer o conjunto dos trabalhos selecionados, podendo também ser acompanhada por desenhos e outros documentos relacionados com o processo de conceção e construção do projeto fotográfico, encorajando a uma reflexão sobre a prática e disciplina da fotografia e da sua relação com o universo da arquitetura, que caracterizava a obra de Luis Ferreira Alves.
Na inauguração da Exposição serão também entregues os Prémios, bem como Menções Honrosas. Os trabalhos referentes ao 1.º Prémio terão como prémio um valor pecuniário, o 2.º Prémio terá também um valor pecuniário, mas menor e o 3.º Prémio equipamento fotográfico, e todos (incluindo os finalistas) serão publicados em catálogo, que será apresentado nessa data.
O “Concurso Internacional de Fotografia Luis Ferreira Alves | Um olhar contemporâneo sobre a arquitetura” foi concebido para encorajar a criação de uma série fotográfica, de 5 a 7 imagens, com uma memória descritiva não superior a 2000 caracteres, capaz de comunicar pelo essencial, não negando a imaginação e o caminho pessoal, uma obra ou conjunto de obras de arquitetura, obedecendo aos princípios enunciados no Regulamento do Concurso.
Please feel free to contact us.